Cultura Empresarial
Em nosso dia a dia esse tema: "trabalho sobre pressão" é recorrente e na maioria das abordagens observa-se uma tendência a tentar mudar a condição e ambiente de trabalho. Nesse texto vimos um enfoque diferente pois o autor faz uma analogia com o desempenho esportivo onde não é possível evitar a pressão contínua por resultados e sim utilizar o treinamento como forma de maximizar a performance considerando a pressão como inevitável.
Existem muitas situações cotidianas de alta pressão que acontecem no trabalho, como reuniões importantes com clientes, prazos apertados e apresentações para chefes. Dominar o estresse é, portanto, uma habilidade profissional essencial.
Art Markman**, escritor e professor de psicologia da Universidade do Texas em Austin, explicou no site da Fast Company*** como preparar o cérebro para encarar situações de maior pressão.
Consequências da pressão:
● Canalizar seu foco para todas as coisas que podem dar errado no mundo: Seus pensamentos saem de todas as coisas potencialmente boas e vão para os problemas.
● Limitar a quantidade de informações que você consegue segurar de uma só vez: O cérebro passa a se distrair com a atividade do corpo, como por exemplo, em tiques ou na respiração.
Como se preparar:
● Controle suas recompensas: Mentalize nos ganhos e não nas dificuldades. A possibilidade da perda da recompensa vai deixar você mais focado e criativo.
● Treine muito: A melhor maneira de se preparar para situações de muita pressão é criando “treinos”, de dificuldade gradativa em sua rotina do dia a dia, para se adequar a momentos desagradáveis. Estabeleça desafios crescentes em suas tarefas e com isso seu cérebro estará sendo "treinado" para entender os desafios e pressões como rotina.
● Foque no necessário: Quando estamos sob pressão o cérebro desvia a atenção para detalhes secundários, assim, passe a anotar em um papel o que de fato é importante para sua tarefa. Assim, o cérebro aprende a manter o foco e se manter criativo.
Considerando que no mundo atual cada vez mais VUCA* (volátil, incerto, complexo e ambíguo) temos que conviver nesse ambiente "hostil" e maximizar nosso potencial criativo e com foco no resultado nas condições postas, evitando canalizar atenção na utopia de esperar por ambiente positivo, de baixa pressão propício para entrega de resultados .
O texto acima é minha livre interpretação da matéria : Como treinar seu cérebro para funcionar melhor sob pressão" publicado nos sites https://newtrade.com.br/carreira/como-treinar-seu-cerebro-para-funcionar-melhor-sob-pressao/?utm_source=Newsletter&utm_ medium=email&utm_term=https%3A%2F%2Fnewtrade.com.br%2Fcarreira%2Fcomo-treinar-seu-cerebro-para-funcionar-melho r-sob-pressao%2F&utm_content&utm_campaign=Campanha+tarde+-12%2F12%2F2019+%282%29 ***https://www.fastcompany.com/90438410/3-ways-to-train-your-brain-to-perform-better-under-pressure?utm_ca mpaign=eem524%3A524%3As00%3A20191204_fc&utm_medium=Compass&utm_source=newsletter Portanto, pode não refletir exatamente a mensagem do autor. **. Art Markman, PhD, é professor de Psicologia e Marketing na Universidade do Texas em Austin e diretor fundador do Programa em Dimensões Humanas das Organizações. Art é o autor de Pensamento inteligente e hábitos de liderança, Mudança inteligente, Briefs cerebrais e mais recentemente, traga seu cérebro para o trabalho. * VUCA é um acrônimo inglês, que significa volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity), uma combinação de qualidades que, em conjunto, caracterizam a natureza de algumas condições e situações difíceis.
JULIANO CESAR FARIA SOUTO Estanciano, 55 anos, Administrador de empresas graduado de Faculdade de Administração de Brasília com MBA em gestão empresarial pela FGV. Atua como sócio Administrador da empresa FASOUTO no setor atacadista distribuidor e autosserviço. Líder empresarial exercendo atualmente o cargo de vice-presidente da ABAD - Associação Brasileira de Atacado e Distribuidores